10.08.2013

Tiras de peru picante com iogurte e arroz thai

Alguém me explica o que se passa com o tempo? Não me refiro ao estado do tempo, mas às horas e minutos dos meus dias, das minhas semanas... Ultimamente, parece-me que ando constantemente atrasada, com pressa, em cima da hora ou, pura e simplesmente, sem tempo para nada. E, mesmo sem tempo, não apetece-me experimentar na cozinha. Nessas alturas, os meus frasquinhos de temperos e especiarias são os meus grandes aliados! O resultado, são estes pratos rápidos mas cheios de sabor! 


Ingredientes
4 bifes de peru cortados em tiras
Tempero:
sal e pimenta qb
1 colher de sopa de colorau doce
1 pitada de canela
1 pitada de chili em flocos
1 colher de sopa de mostarda à antiga (aquela que tem os grãos inteiros)
2 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de azeite

Para confecionar:
1 fio de azeite
1 cálice de vinho do Porto
1 chávena de iogurte grego natural

Para o arroz:
1,5l de caldo de galinha
2 chávenas arroz thai
Sal

Confeção
Numa taça, misture as tiras de peru e todos os temperos, envolva e reserve (bastam cerca de 15m, mas pode ser mais tempo, no frigorífico). 
Faça o arroz: ferva o caldo de galinha com sal (cuidado que o caldo já é salgado). Junte o arroz, tape e deixe cozinhar em lume médio por 20m.
Numa frigideira com um fio de azeite, frite as tiras de peru até cozinharem completamente. Adicione o vinho do porto e deixe evaporar. Junte o iogurte, envolva e deixe levantar fervura. Apague e sirva de imediato.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos;  Dificuldade:Fácil; Vegetariano: NãoPara  crianças:  NãoIngrediente principal: peru, arrozN.º de porções: 4; Prato: Prato principal

13 comentários:

  1. ontem tb temperei vorazmente umas tirinhas de peru, juntei-lhes beringela, curgete e cenoura, meio frasco de polpa de tomate que tinha para acabar e saiu uma espécie de estufado delicioso. nem foi preciso acrescentar arroz ou massa, comemos aquilo tudo depois do ginásio que nem campeões! ;)

    ResponderEliminar
  2. o tempo passa mesmo rápido, quando damos conta o dia já acabou...
    por isso o melhor é aproveitar cada momento com pratos deliciosos como este!

    ResponderEliminar
  3. Que delicia, eu vou levar essa receita comigo ...


    abraço
    Daniel
    www.feitonahora.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria João.
    Mesmo a meu gosto, este prato.
    Gostei.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Uma receita práctica e com um toque exótico

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de caril!!! Mais uma sugestão deliciosa :)

    ResponderEliminar
  7. Que magnifica apresentação, dever estar uma delícia!
    Adorei :)
    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão deliciosa,adorei,
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Um prato que cheira bem e fica delicioso!
    E super rápido e prático, para os dias mais corridos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Hum hum Maria que boa pinta tem esta sugestão, ficou tão bonita com esta apresentação, uma delicia.

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Uma sugestão magnífica!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  12. Um prato simples, mas maravilhoso! A carne ficou com óptimo aspecto, bem rica em especiarias como eu gosto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Oh Maria João se descobrires algo sobre o tempo diz :) o meu tempo anda a fugir e acho que se chama Tomás :) mas pronto. Já agora passo-te o ditado que diziam numa empresa onde trabalhei, "o dia tem 24 horas e depois ainda temos a noite" :)

    Relativamente às tiras de peru, se tirares os picante o resto marcha com uma grande pinta :)

    Beijos

    ResponderEliminar