1.28.2014

Queijo tipo ricota caseiro

Um destes dias apeteceu-me fazer uma receita com queijo ricota e, depois de não encontrar no supermercado, resolvi fazê-lo caseiro. Não foi a primeira vez que fiz este queijo, mas, desta vez, experimentei juntar-lhe 2 colheres de iogurte grego natural para o deixar mais cremoso. Ficou fantástico!

  
Ingredientes
1 litro de leite
2 colheres de sopa de iogurte grego natural
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

Confeção
Num tacho, leve o leite com o sal a ferver. Quando levantar fervura, apague o lume e junte o iogurte, mexendo bem. Adicione o vinagre e deixe o leite coalhar. O soro vai separar-se do leite. Coloque numa peneira fina (se não tiver uma peneira fina, coloque num passador com uma gaze e deixe escorrer todo o soro (cerca de 1 hora). Guarde no frigorifico. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: leite; Prato: queijo

19 comentários:

  1. Também tenho uma receita parecida programada para esta semana, mas para iogurte e não ricota. Mas olha que fiquei de olho nesta, faz lembrar o cottage e é fácil saudável. A única diferença do que costumas fazer habitualmente é teres acrescentado o iogurte ao leite? Assim tenho mais uma maneira deliciosa de usar o meu iogurte caseiro. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria João,

    Tenho andado com vontade de fazer ricota caseira pois sou uma verdadeira fã dese quejo. Ficou tão guloso. Agora comia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Achei tão fácil que fiquei com muita vontade de fazer.
    Deve ser tão bom,eu adoro esse queijo
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,

    ricotta é dos queijo que mais uso mesmo em cheesecakes opto sempre por este tipo, levo a receita comigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hummm... ficou no ponto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que bela sugestão!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  7. Adoro ricota feito em casa! Fica maravilhoso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Uau! Nunca fiz queijo em casa, mas fazes as coisas parecerem tão fáceis que fiquei com vontade de experimentar. Parece ser tão bom!!
    Parabéns
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  9. Que bela sugestão!
    Ontem eu também publiquei no meu blogue uma receita de queijo ricotta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei a ideia de fazer queijo em casa e parece ser bem fácil ;-)

    ResponderEliminar
  11. Nunca experimentei fazer, mas parece ser tão simples que um dia tenho de experimentar!
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Adorei a sugestão, tenho de arranjar um tempinho para fazer!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Achei excelente esta sugestão!
    Adoro queijo e esse ficou .......
    Beijoca
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de ricota Mª João, e se caseirinha fica melhor ainda. Vou experimentar a sua receita, ficou com um aspecto bem cremoso e saboroso. Gostei demais.Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que delícia! Ricota é muito bom... E ainda para mais se for cremoso! Apenas fiz queijo uma vez, de kéfir, mas algum dia próximo (ou seja, quando me der na telha) vou tentar fazer outra vez...

    ResponderEliminar
  16. Que espectáculo ma João. Não fazia ideia que era tão fácil...
    Beijinhos e obrigada pela partilha,
    Lia.

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso de ricotta, mas nunca fiz em casa! Tem um aspecto maravilhoso, tão cremoso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Uau, tão bom! Nunca me tinha ocorrido fazer, ainda por cima é fácil!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Amiga querida,

    Está super apetitoso e com uma textura maravilhosa !
    E assim, caseiro, é bem mais saudável e delicioso !

    Beijinhos

    ResponderEliminar