3.28.2014

Pão de leite

Eu sei que falo muito do meu filho aqui pelo blog, mas a verdade é que muitas das coisas que por aqui publico são feitas a pensar nele... o meu filho adora comer e até é bastante fácil de alimentar... exceto ao pequeno almoço! A fim de semana, em que acorda tarde, acorda com fome e toma um pequeno almoço como deve ser, mas, durante a semana, é uma "guerra" diária para não ir para a escola sem comer. E assim se vão experimentando receitas para variar o pequeno almoço do rapaz. Como foi o caso deste pão de leite, receita do livro de receitas essencias da bimby, que passou a ser presença cá em casa!


Ingredientes
250 dl leite  
50 g margarina
50 g açúcar
1/2 saqueta fermento seco, cerca de 5 g
1 colher de chá de sal
500 g farinha
1 gema ovo para pincelar
1 colher de sopa de coco ralado (opcional)

Confeção
Coloque no copo todos ingredientes, exepto a farinha e programe 1,30 min/37º/vel 1.  Adicione a farinha e programe 10 seg/vel 6,  de seguida, amasse 2 min/vel espiga. Deixe descansar 10 min. Molde o pão como preferir - pode fazer bolinhas ou, como eu fiz, usar uma forma de bolo inglês (para comer à fatia, já que adoramos este pão torrado!). Deixe dobrar de volume (cerca de 40 min.), pincele com a gema de ovo, salpique o coco ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 25 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: leite; N.º de porções: 12; Prato: pão

13 comentários:

  1. Bom dia Maria,

    acho que esse dilema é comum em muitos adolescentes eu bem via pelo meu irmão mais novo e eu própria quando andava no secundário não tomava agora não passo sem ele:)
    Um pão fofo e com uma crosta perfeita, parece ser delicioso com uma compota seria tão bom paraa mim.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso desta tua sugestão, uma delícia para começar o dia!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto, Mª João!
    Eu não tenho Bimby, mas tenho máquina de fazer pão, e há tempos fiz uma espécie de bolos da Páscoa, ou bolos de Padeiro, que saíram muito bem. Ficaram parecidos com o teu! Um destes dias experimento a tua receita na máquina de pão também.

    Beijinhos e bom fim-de-semana!*
    Olivia

    ResponderEliminar
  4. Que belo pãozinho para começar o dia da melhor forma

    beijoka e bom fim de semana Maria João!

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Eu pelo contrário ao teu filho, acordo sempre com fome e o pequeno-almoço é a melhor refeição para mim. Acho que ele deve ter gostado destes pão, pois está mesmo apetitoso.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  6. O meu sai de casa com uma caneca de leite porque lhe levo á cama senão não comia nada.
    Se levo torradas deixa ficar,ele sai da cama quando faltam 10 m. para apanhar o autocarro anda sempre a correr.
    Ao fim de semana dorme até eu chamar para almoçar.
    Adorei esse pão é perfeito para começar o dia
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Em dias de semana não tenho muita fome e realmente ajuda imensa ter algo mais atractivo! Este pão deve ser para lá de bom... já o estou a imaginar torradinho com uma compota!! :)

    ResponderEliminar
  8. Eu quando acordo muito cedo também tenho dificuldade em comer de manha, mas com um pão assim até dá logo vontade!

    ResponderEliminar
  9. que belo pãozinho! Tenho certeza que esse pão ele deve comer e não se deve queixar :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Parece mesmo bom e molinho! Eu gosto bastante de tomar o pequeno-almoço, já estou habituada e se não tomar fico cheia de fome...

    ResponderEliminar
  11. Amiga,

    Eu sempre incuti na filhota que não devia nunca sair de casa sem comer, porque por desejo dela também ia para a escola sem comer ! :)
    O teu pãozinho ficou mesmo lindo e apetitoso ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Mais uma experiência bem sucedida! :)

    http://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2014/07/pao-de-leite.html

    Obrigada!

    ResponderEliminar