4.04.2016

Leite creme com erva príncipe

Eu tenho uma lista... aliás, vou corrigir: eu tenho listas para tudo e mais alguma coisa! E não, não sou super organizada, isto é mesmo uma coisa compulsiva: eu faço listas, pronto, mas nem sempre as uso. Desconfio que seja a luta interior entre o meu desejo de organização e o meu lado rebelde... Querem ver? Faço sempre lista de supermercado, mas quase sempre me esqueço dela em casa. Fazia listas de ementas semanais, mas já me deixei disso, porque raramente seguia a ementa. Faço listas dos livros que tenho, dos que quero comprar, mas isso não me impediu já por mais de uma vez de comprar o mesmo livro 2 vezes! Faço listas de receitas a experimentar e aqui o problema é mais grave... é que há blogues em que apetece por tudo na lista! É o caso do Sweet Gula. E já risquei este leite creme da lista!



Ingredientes
1l de leite
2 pés de erva príncipe cortados grosseiramente
240g de açúcar
8 gemas
2 colheres de sopa de farinha de trigo
açúcar q.b. para queimar


Confeção
Bimby:
Coloque o leite no copo e programe 8 min/90º/vel 3. Junte a erva príncipe e programe 4 min/90º/vel2. Retire o copo da base e deixe em infusão a arrefecer durante cerca de 20 minutos. 
Coe o leite com um passador e volte a coloca-lo no copo. Adicione então o açúcar, as gemas batidas e a farinha e programe 15 min/90º/vel 2.

Tradicional:
Leve um tachinho ao lume com o leite e, assim que levantar fervura, junte a erva príncipe, tape e apague o lume. Deixe em infusão a arrefecer durante cerca de 20 minutos.
Numa taça, misture o açúcar, as gemas e a farinha de trigo e bata com a batedeira. Junte este creme ao leite e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar.
Deite o leite creme em taças e deixe arrefecer, antes de levar ao frigorífico por, pelo menos, 1 hora.
Antes de servir, cubra com açúcar e queime.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: mèdioVegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Leite, ovosN.º de porções: 8Prato: sobremesa

10 comentários:

  1. Que excelente aspeto!!
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca usei erva principe, essa leite creme tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Deve ser um leite creme com muita personalidade! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. adoro leite creme, assim com a erva príncipe deve lhe dar um toque muito bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Também eu sou uma mulher de fazer listas! E esta receita vai para a lista das receitas a fazer!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ficaram tão apetitosas as tuas tacinhas, amiga!!! Esse leite creme é de bradar aos céus, tão, mas tão bom que não apetece parar de comer. Já é repetente cá em casa e está na "lista" das sobremesas preferidas. :)
    Obrigado por uma vez mais teres experimentado uma das minhas sugestões.
    Beijinho e votos de uma boa semana (com sol, de preferência!)

    ResponderEliminar
  7. Que delícia Maria João!
    Adoro leite creme e este deve ser muito bom.

    ResponderEliminar
  8. Leite creme é uma das minhas perdições, assim deve ficar bem guloso também :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  9. Eu só faço listas de supermercado e mesmo assim, cada vez que lá vou, esqueço-me sempre de algo que deveria ter comprado, lo...
    Livros duplicados também já comprei sim e receitas do Célio, acumulam-se na minha vontade de as fazer e este leite creme é uma delas.
    Amo leite creme!!
    Um beijinho linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. que sobremesa linda! e deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar