4.20.2016

Leite de coco caseiro e umas papas de aveia de coco

Eu não gosto de leite. Não sou intolerante e ainda bem, já que compenso largamente este desagrado por leite por uma paixão desenfreada por queijo! Simplesmente não gosto do sabor do leite de origem animal, enjoa-me! Também não sou fã de leite de soja ou de amêndoa, o que tornava a "coisa" complicada. Andava, por isso, há muito tempo, para experimentar este leite de coco. Fiquei rendida... é simplesmente delicioso. Com uma pitada de canela e fica perfeito, tanto frio como quente. Ou numas papas de aveia maravilhosas!  



Ingredientes
Para o leite de coco:
1 chávena de coco ralado sem açúcar ou desidratado
2 chávenas de água a ferver

Para a aveia:
30g de flocos de aveia
1 colher de sopa de xarope de agave
250ml de leite de coco
1 colher de sobremesa de coco ralado tostado

Confeção
Bimby
Para o leite, deite no copo o coco e a água que aqueceu previamente até levantar fervura. Programe 70º/5min/vel 7. Coe o leite com uma rede fina e guarde no frio por cerca de 3 dias. 

Para as papas, deite no copo o leite e a aveia e programe 9 min/90º/vel 2. Junte o xarope de agave e misture. Toste numa frigideira uma colher de coco ralado e salpique as papas antes de servir.

Tradicional
Para o leite, coloque num liquidificador ou robot de cozinha o coco e a água que aqueceu previamente até levantar fervura e bata durante uns 5 minutos. Coe o leite com uma rede fina e guarde no frio por cerca de 3 dias. 

Para as papas, pique a aveia grosseiramente num robot de cozinha. Leve ao lume brando com o leite de coco, mexendo sempre, até cozinhar e engrossar (cerca de 10 min). Junte o xarope de agave e misture. Toste numa frigideira uma colher de coco ralado e salpique as papas antes de servir.


 Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianosimPara crianças: Sim; Ingrediente principal: coco, aveiaN.º de porções: 1; Prato: pequeno almoço

6 comentários:

  1. Uma boa dica para umas papas de aveia

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. leite de coco ainda não provei , bebo a bebida de soja natural ou com sabor a baunlha ou cacau.
    É tão simples de fazer que tenho que experimentar.
    As papas estão uma delicia já iam.

    ResponderEliminar
  3. estou como tu, nunca gostei de leite. o cheiro, o sabor, blergh!! ainda para mais "cresci" numa altura em que tínhamos obrigatoriamente de o beber, tanto em casa como na escola, para, supostamente, crescermos com os ossos fortes. foi à conta dessas ideias erradas que me culparam de não ter mais de 1m53 e de ter partido quase todos os ossinhos do meu corpo (exagero: cabeça, dentes, dedo, pé, braço... ainda ficam a faltar alguns ossos!). eu compensei com queijo e com iogurtes, que adoro!! já em relação aos leites vegetais, acho que qualquer um me agrada! de côco é óptimo e tem inúmeras aplicações, como estas papas de aveia (que vou adaptar para a yammi que não tenho bimby :p).
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Essas papinhas têm um ar tão bom, e adoro leite de coco, já fiz em casa assim como de aveia e soja, tudo aprovado.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sou como tu, também não gosto de leite de origem animal! Quando era pequeno obrigavam-me bebê-lo e o resultado não era muito animador. Com chocolate ainda ia, mas não era de todo das coisas que mais gostava.Já quando falamos de derivados... bem, não vamos falar de queijos, ok?! Iogurtes também gosto mas cada vez mais dou preferência aos de soja.
    Este leite de coco, como já te tinha dito, vou querer experimentar, cá em casa existe alguém ainda mais em pulgas do que eu, mas depois conto o resultado. :)
    Um beijinho e obrigado pela receitinha deliciosa.

    ResponderEliminar
  6. Realmente é fácil fazer leite de coco em casa! Tenho que me dedicar a essa tarefa :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar