12.29.2016

Tagine de frango picante com leite de coco

Aos poucos a vida encontra o seu novo ritmo. A mim sempre me foi difícil desistir de projetos e mais ainda de afetos, por isso, dou por mim a encontrar outros papéis para os manter. É verdade que às vezes penso que seria mais fácil para seguir em frente afastar-me completamente. Mas eu nunca fui de optar pela via mais fácil no que toca a afetos. E os afetos de uma vida são preciosos e para manter, ainda que diferentes do plano inicial. 
Aos poucos os dias encontram-me, a cada um que passa, mais calma e mais forte e mesmo havendo ainda momentos maus, já passei as fases mais negras. Ajudam-me os amigos e família, o meu filho que tem sido o meu apoio incondicional e distrai-me o tempo passado entre tachos. Por isso, este ano, ao invés de fazer o jantar de Natal habitual de amigas fora de casa, fiz cá por casa. E, já que este foi um Natal completamente atípico, fiz esta tagine picante.  




Ingredientes
1 frango partido em pedaços, sem pele (usei 3 peitos e 5 coxas)
2 colheres de chá de pimentão doce fumado (usei Margão)
colher de chá de cominhos em pó (usei Margão)
colher de chá de gengibre em pó (usei Margão)
colher de chá de açafrão em pó (usei Margão)
colher de chá de canela (usei Margão)
1 colher de chá de malagueta picada
1 fio de azeite 
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
100g azeitonas
150ml leite de coco


2 quartos de limão em fatias
Sal e pimenta q.b.
Confeção
Numa tacinha, misture todas as especiarias. Deite sobre o frango, envolva bem e deixe tomar gosto por 30 min.
Deite um fio de azeite num tacho largo. Junte o frango, tempere com sal e pimenta e aloure. Junte depois a cebola, a malagueta e os alhos picados, baixe o lume, tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 15 min. Junte então o leite de coco, o limão e as azeitonas, aumente o lume até levantar fervura. Passe tudo para a tagine, tape e leve ao forno a 180º por mais 30 min. 

Sirva com couscous com passas e amêndoas.

Nota: se não tiver tagine, pode usar um tabuleiro de forno e tapar com papel alumínio.


Bom apetite!
Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Frango N.º de porções: 6; Prato: prato principal 

1 comentário:

  1. Que bom aspecto.

    Beijinhos e boas entradas,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar